sexta-feira, 8 de abril de 2011

Atirador de Realengo

  Não dá para ficar indiferente a um fato tão escandaloso e revoltante quanto esse: Um atirador  entra numa escola em Realengo, no RJ e mata 12 adolescentes e fere mais 13. Ele é um psicopata? Um doente mental? O que levou ele a fazer isso?
  O que eu acho é que todo mundo tem um momento em que pensa em cometer uma loucura...que mulher de TPM nunca quis bater no irmão ou no namorado?Ou se irritou no trânsito, no trabalho, na fila de um banco e quis partir pra cima do atendente? Às vezes nós pensamos em cometer loucuras. Mas eu quero me ater naquilo que nos impede de chegar às vias de fato.
  Nós não cometemos atos inconseqüentes por aí, porque a grande maioria de nós carrega consigo um “conjuntinho de regras” de moral, de decência, até mesmo de sanidade. Mais do que isso, aqueles que carregam Jesus, ou o mínimo dos ensinamentos Dele não são capazes de premeditar e executar algo tão calamitoso quanto o que esse rapaz fez. E o pior, deixar uma carta com instruções sobre como o seu corpo deve ser tratado após a sua morte, fazendo referências claríssimas ao Antigo Testamento. Ora bolas, como pode alguém fazer algo condenável aos olhos da sociedade e aos olhos de Deus e ainda usar das instruções que o próprio Deus instituiu para o seu povo? No final da carta, o rapaz diz que um fiel servo de Deus deve ir a sepultura dele para orar e pedir que Deus o perdoe. Aiaiai, o que eu entendo por perdão é: você faz algo errado, se arrepende sinceramente e pede o perdão. No caso, a pessoa poderia ter evitado o “algo errado”, então fica a pergunta: Se você acha que precisa de perdão por alguma coisa que você ainda nem fez, porque então simplesmente não fazê-lo?
  Eu não tenho condições de julgar o que se passa na cabeça de ninguém (às vezes nem na minha própria cabeça), mas nós carregamos dentro de nós a nossa consciência, e Deus fala conosco através dela, será que pessoas como esse cidadão não são capazes de ouvir o que Deus quer dizer a ela? E por que não? Eu não tenho a resposta para essa pergunta, e na verdade, acho que ninguém tem, mas se eu puder dizer alguma coisa que seja: Olhem mais para dentro de si, e procurem estar mais perto de Deus e do que é bom, porque agindo assim, naturalmente evitaremos pensamentos ruins que culminam em atos que podem causar dor a nós, e ao nosso próximo.
  Agora, só nos resta lamentar, e pedir a Deus que console as famílias daqueles que partiram, que ajude aqueles que ficaram, pois as lembranças daquela manhã ficarão por muito tempo em suas mentes, e quanto ao assassino-suicida peço que Deus tenha misericórdia (não perdão, misericórdia) de uma mente visivelmente perturbada e perdida.
  Que Deus nos ajude e proteja desse mundo, que a cada dia se torna mais hostil para aqueles que o habitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário