sábado, 10 de março de 2012

As escolhas da vida

A vida é uma só, mas podemos vivê-la de várias maneiras.
Você pode escolher vivê-la com muita, alguma, pouca ou nenhuma intensidade. Você pode escolher vivê-la com muito amor, ou apenas o suficiente pra você ir adiante. Você escolhe vivê-la de um jeito mais otimista e positivo ou pode apenas se contentar com o que você já tem.  As escolhas são infinitas, e as conseqüências também.
Fato é que cada ação gera uma reação, e cada escolha acarreta em uma conseqüência, boa ou ruim, não se sabe. Mas nunca poderemos prever o futuro, então toda escolhe envolve riscos.
Às vezes o preço que você paga por uma escolha é tão alto, mas tão alto, que você se arrepende de ter escolhido aquilo, mas na verdade, quando o preço que se paga é muito alto, geralmente, o aprendizado também é enorme. “Quando mais alto se sonha maior a queda”, verdade, porém as seqüelas dessa queda não serão esquecidas, e permitirão que você pense melhor antes de sonhar tudo outra vez.
A vida sem os riscos das escolhas é muito chata, muito monótona; a vida vivida inconseqüentemente, por sua vez, é perigosa demais e pode trazer danos irreversíveis. É por isso que a virtude está no meio. Take your chances!  Arrisque-se, mas tenha onde cair se algo fugir do controle. Apenas não permita que a sua vida passe (porque ela passa, e depressa) e que você seja somente um espectador do rumo que ela tomar; tenha coragem de mudar quando for preciso, de se arrepender quando for necessário, mas essencialmente de corrigir a rota quando ela estiver te levando para um lugar que você não quer ir.
A vida vai acontecer você querendo ou não, você gostando ou não. O tempo vai passar, e ele não pára para que você reflita se é bem assim que você quer que seja. As atitudes são tomadas enquanto as coisas continuam acontecendo. Ninguém tira férias da própria vida, ninguém pode observar a própria vida de fora, por outro ângulo. Você é o agente da sua vida, o principal ator, diretor, editor. Em caso de sucesso as palmas e a glória são suas, e, em caso de fracasso também.
Não desista de tentar corrigir o que não está bom. Não desista por causa da idade, pelo que os outros vão dizer - ainda que esses outros te queiram bem, só você sabe o que faz bem pra sua alma, o que te traz paz de espírito, não permita que pessoas mudem a sua percepção sobre você mesmo. Você é aquilo que é, e as únicas coisas que podem te transformar são o tempo, a experiência e os ensinamentos da vida.
Essas são apenas sugestões, porque graças a Deus, você e eu somos livres para fazermos o que quisermos da maneira que achamos melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário